segunda-feira, outubro 26, 2009

Ainda sobre o impacto de Che, do Soderbergh, comecei a pensar em como eu, simples mortal, posso tentar mudar o mundo. Ver as imagens de selva, de revolucionários, de uma idéia tomando um país, de um ideal sendo buscado, por meio de balas e sangue, me deixou alterado. Tenho que informar que ler As Veias Abertas da América Latina, do Eduardo Galeano, ao mesmo tempo não ajudou muito.
Sabe, tive vontade de me meter na floresta, na selva, de lutar com as FARC, e entrar no MST, de fazer algo. Revolveres, fuzis e espingardas não são as minhas armas. Acho que posso fazer mais com uma folha de papel, com uma caneta, ou com um laptop agora nesse mundo capitalista altamente moderno. Acabo de escrever capitalismo, mas começo a achar que o mundo não é mais capitalista. É individualista.
Se eu pensar em algumas pessoas a mais, já está de bom tamanho. Mas quero comprar a minha geladeira, a minha TV de LED (adeus plasma), meus DVDs e Cds e pendurá-los em uma estante. Não existe o individualismo social. Será que há o capitalismo social?

Vontade de tentar mudar alguma coisa, fazer algo pelos outros e menos pra mim. Até um certo comichão, sabe, de entrar na política. Sujar-me para tentar limpar outros. E fico pensando nos indígenas, nos camponeses, nas pessoas simples que andei conhecendo pela América, que vivem com tão pouco e querem ter menos ainda, mas ser felizes com seu pouco. Quem sabe virar franciscano, com aquele corte de cabelo estranho.

Como posso tentar mudar algo no mundo de hoje? Será que alguém pode me dizer?


***

Agora então, fico pensando em como uma pessoa que dividia suas conquistas com os outros conseguiu virar um ícone, voando solo, em tantas camisetas.
Eu digo que isso é coisa de americano. Capitalizar em cima da revolução. Quantas camisas vendidas? Quantas revoluções levadas a cabo?

2 comentários:

Kalunga disse...

vai entrar pro DEM???? (2)

***

Como posso tentar mudar algo no mundo de hoje? Será que alguém pode me dizer?

A cerveja de hoje já tá marcada...

Amuná Djapá disse...

Você pode parar de se importar tanto com shows, baixar musicas e essas coisas...

Ou só entrar pro DEM...