sexta-feira, novembro 06, 2009

Antes aqui


Conheço um monte de bandas que, com o passar do tempo, vão se tornando caricaturas de si mesmas. Tendem a retornar para as paragens de sempre, para a mesma zona de conforto e se repetem disco após disco. Outras, poucas diga-se de passagem, conseguem ter o que dizer mesmo depois de muito tempo na ativa. Os fãs que me perdoem, mas o Pearl Jam, já há algum tempo, flertava com a primeira, e fácil, opção. No entanto, algo aconteceu. Digo algo, porque não sei que toque divino tira uma banda da bandalha musical e a coloca de volta nos trilhos. E parece que deram um toque nos caras de Seattle, que conseguiram se reinventar. Desde o “disco do abacate” o PJ vem merecendo o meu respeito e o tempo, cada vez menos livre e mais precioso, de audição musical. Digo isso porque, numa sexta-feira qualquer, recebi uma encomenda de um amigo com Backspacer, o último lançamento de Eddie Vedder e companhia.

De primeira, achei algumas pérolas como The End, Amongst the Waves e Unthought Known que me levaram a mais uma rodada de play no cd. E foi desse jeito que o Backspacer foi crescendo, crescendo e se tornou um dos grandes de 2009. Juntando influências esquecidas, como Ramones, com as novas experiências de seu vocalista, a trilha sonora do filme Na Natureza Selvagem, o Pearl Jam encontrou o equilíbrio que faltava entre nervosismo, guitarras e rock. Deleite-se com esse ótimo trabalho e pode esperar, em vez de apertar o backspace você vai se pegar apertando o repeat muitas e muitas vezes.


3 comentários:

Patrícia Alcântara disse...

Siiiiiiiiiim!
Eu também gostei e voltei com PJ para playlist...

Kalunga disse...

So vou ouvir por causa deste post, pq do PJ eu já havia jogado a tolha há alguns discos atrás.

A propósito, disco novo do Weezer tá foda!

Marcio M. disse...

Também me interessei em ouvir só por causa do seu post, Luís. E concordo com o Vaca: o novo do Weezer tá bom demais!!


http://beerdrinkerandhellraiser.blogspot.com/