quarta-feira, janeiro 26, 2011

Preparação para o jogo de daqui a pouco, ida bruta ao Engenhão, para matar as saudades.
Antes resolvi provar a Hacker-Pschorr 1417 (será que acertei o nome?).
Bom, como não entendo muito de alemão, fui atrás do que queria dizer Naturtrübes Kellerbier.
Achei em um site a explicação e faço questão de dividi-la com você:
"Kellerbier é um estilo de cerveja originário da Alemanha e keller significa literalmente adega. Esta é uma cerveja lager não filtrada, geralmente com uma boa carga de lúpulo aromático. As Kellerbiers autênticas geralmente possuem pouca carbonatação porque elas fermentam em barris de madeira que não conservam toda a carbonatação produzida pela reação de fermentação. Em geral elas são encontradas localmente, mas algumas cervejarias oferecem suas versões em garrafas e barris, permitindo o transporte para outros mercados. Nestas versões, as cervejarias costumam realizar uma leve filtragem e adicionam uma leve carbonatação artificial para dar maior efervecência."
fonte: http://pt.petitchef.com





E a partir daí veio a experiência. Uma Lager turva, linda de morrer. Creme pouco duradouro, mas equilibrado. No aroma, mel, alguma fruta leve e doce (pensei damasco?), malte delicioso e um pouco de lúpulo herbal.
5,5% de álcool. Na boca, leve como um algodão doce.
Vem o malte doce, mel, no primeiro gole, abrindo caminho para um pão, sementes, mais frutas. Retrogosto delicioso, leve. Consegue ser ao mesmo tempo doce e amargo.
Em uma única palavra: delícia (apesar da carbonatação dada à cerva engarrafada, sentida no último gole, como se tivesse tomado só aquela água com gás artificial das máquinas de refrigerante).



Ótima drinkability, e uma explêndida substituta para as nacionais em noites de bebedeira frenética.

Nota 8.5

Um comentário:

Taylor disse...

na boca, pediu na hora um queijo, estilo parmesão ou grana padano.
Queria muito ter feito essa harmonização.