quarta-feira, janeiro 30, 2008

Diário de bordo/solo
Domingo, Ilha de marajó (Soure e Salvaterra/PA)

Acordamos, comemos nossa tapioca de café da manhã e partimos rumo à praia de Joanes, em Salvaterra. Mais balsa, mais carro e enfim chegamos.
Joanes é bem mais movimentada que a Praia do Pesqueiro, onde fomos em Soure. Pra mim, tem menos clima. Mas ainda assim é bem interessante ver a Floresta Amazônica morrendo na beira do mar.
Aqui ficamos em um quiosque, de onde saíamos para passear, tomar banho e bater foto de búfalo.
Acabando o nosso tempo na Ilha, pois tinhamos que pegar a balsa das 17:00 para Belém. E tome chão. Chegamos um pouco antes, tempo o suficiente para ligar a cobrar para meu pai e meu avô. Só para aparecer na conta de telefone o nome do município. Ainda compramos bacuri, queijo de marajó e um pedaço de bolo de tapioca com cupuaçu.

Embarcamos na balsa. E tome rio.
Dessa vez, contra a correnteza levamos quatro horas e meia até chegar em Icoaciara, ou o nome que for.
Em sua orla rolava a maior confusão. Gente pra caramba em bares e na beira-rio, sentados e andando. Descobrimos mais um point. Que ferve domingão.
Como o cansaço era imenso e a viagem de barco só o fez aumentar, partimos rumo à Castanhal. Chegamos a tempo, entenda meia-noite, de comer na CIA. Paulista de Pizza, uma pizzaria que tem uma pizza de camarão com jambu. Isso sozinho, valeria cada um dos 3.000 km que rodamos.
Chegamos em casa e apagamos. Segunda nos reservaria muitas surpresas.
Deixando marajó
Aqui é Salvaterra. Lá é Soure.




Os búfalos adoram tomar banho de mar.












Nenhum comentário: