quinta-feira, junho 14, 2007

A política e o Brasil

Vejo Lula morrendo de rir em rede nacional, com piadas e tiradas a dar com pau. Algumas ótimas, mesmo. Outras, nem tão boas.
E me espanto com a indignação de colegas, conhecidos e brasileiros em geral para com a verve de nosso presidente. Vai entender.
Quer dizer, foi exatamente isso que tentei fazer: entender.
Não o Lula, nem suas piadas. Porque delas só acho importante a crítica quanto à qualidade. Se for boa, parabéns senhor presidente. Se forem medianas, um podemos melhorar cairia bem. Quanto as ruins, bom, o país está cheio delas. Piadas sem graça nas favelas, nos contra-cheques, nas escolas e até na política mesmo.

Mas por que as pessoas têm essa aversão ao humor na política?
Bom, a política brasileira sempre foi motivo de piada. Os políticos pelo menos, vai. Uns por querer varrer a sujeira pra debaixo do tapete, outros por colocar patinhos em lagoas ou ainda gritar em alto e bom som seu nome, como forma de marcar presença.
Piadas a parte, o que deixa indignada a população é a leveza, a graça em um lugar onde todos devem ser rudes, fechados, sérios. Sérios como os senadores, caquéticos, com dificuldade de ler uma página de um relatório de alguma CPI qualquer, que de tão qualquer, perdeu toda a sua importância. Sérios como arquivamentos de investigações envolvendo membros do plenário, afinal, lá a navalha dificilmente corta na própria carne. Só com políticos sérios assim, podemos nos sentir tranqüilos. São pessoas sérias que dirigem o país. Pelo menos, não fazem graça. Não ficam falando piadas na TV.

Já nosso presidente e seus ministros relaxem e gozem, têm que ser sisudos. Não podem rir, de barriga cheia, nem derrubar copos de água em si mesmos. São uns grossos, uns incultos. Estão vendo que falta um dedo faz!!!
E assim vamos levando a sério nossa política, atrás de políticos de verdade para nos comandar, e não de caras como as nossas no poder. Mas também, quer coisa pior do que perceber que alguém como a gente conseguiu chegar lá, e nós não?

Nenhum comentário: