segunda-feira, março 14, 2005

Hoje, por um minuto, pensei quea cidade estava se despedindo de mim. Não é possível, não é provável, que toda a segunda-feira tenha que começar de forma tão errada, de forma tão perdida…

Fui, de novo, ao Ciretran. Dessa vez, com toda a papelada necessária e corretíssima para não ter problema algum. Fui bem recebido e comecei a puxar papo com a atendente que logo, logo, já tinha me dado toda sua ficha matrimonial e divorcial. No papo, vai, papo vem, o sistema do atendimento saiu do ar. Fiquei lá, filho pra cá, sogra pra lá, esperando o desenrolar do serviço público no Brasil. Foi, pelo menos, uma manhã agradável. Sinto que fiz bem a uma pessoa que precisava se abrir, soltar todas as agruras da vida em forma de palavras.

Saí, feliz, afinal, só precisava pagar no banco a taxa e finalmente estaria livre de tudo isso. Mas… Vitória me ama, e o sentimento é recíproco. Adivinhem? meu carro, quer dizer, o da minha mãe não estava onde parei. Pensei na hora: fudeu. Mas fui chegando perto e pude ver na calçada um adesivo, tamanho família me dizendo “ sifu. Seu carro foi rebocado!!!”.

Desespero, problemas em chegar no horário no trabalho… eram 10 da manhã, já estava uma hora atrasado para bater meu ponto. Fui ligar pelo meu celular para a gência e … Meu celular estava cortado por falta de pagamento. O pior? Eu o paguei!!! Mas realmente acabei pagando muito depois do previsto, de modos que tive o danado cortado exatamente no dia em que mais precisava dele. Fudeu.

Fui a um orelhão e liguei a cobrar para a agência, para explicar o motivo do atraso. Mas lá, não aceitam ligações a cobrar. Fiquei na mão. Liguei para a Lu (a cobrar no trabalho dela, putz!!!), e pedi para ela avisar que ia chegar atrasado.

Sentei-me no meio-fio e por pouco não comecei a chorar. Vi o tempo passar, vi minha vida atolada em lama até o pescoço e nesse momento pensei em deixar tudo por isso mesmo e me mandar, sem dizer nada a ninguém. Ir para qualquer lugar, longe, bem longe daqui.

Liguei para a OI, que nunca me ajudou em nada e pedi para religarem meu celular. Entrei num negócio chamado “religamento em confiança”. Ou seja, eles confiam que vou pagar, mas eu tenho certeza que paguei. Aí, em vez de esperar 4 dias, eles religam em 1 dia. Grandes benefícios.

Bom, de lá, me levantei da rua, respirei fundo e resolvi que não ia falar nada com ninguém, que ia me virar sozinho. Me lembrei que o depósito do Detran ficava ali perto e fui andando até lá. Nem precisa dizer que o sol estava de rachar e que justamente hoje, sai de camisa preta. Ai meu Deus…
Cheguei lá no lugar, suado, e perguntei como fazia para pegar o carro. Fácil, me dá a sua carteira e seu documento do veículo e paga isso aqui no BANESTES!!!!
NÃO, NO BANESTES, NÃO!!!

Sim, no Banestes. E, ah, ia me esquecendo, só pode ser pago na boca do caixa. O Banestes ficava a uns 400 metros de lá, debaixo de sol e com aquela fila, com aqueles atendentes lerdos e mau humorados…

Cheguei no caixa. Peguei a conta do guincho (é, só paguei o guincho, a mult vem DEPOIS!!!) e a do Detran. Disse para pagar logo as duas. Mas, não poderia dar tudo certo mesmo. A conta do Detran era um pouco pesada demais e não tive como pagar, pois não tinha saldo na conta. Quer dizer, saldo tinha, se não tivessem rebocado a porra do carro! Aí, só me restou pagar o carro e andar mais 400 metros debaixo de sol para pegar de volta o kazinho - cheio de adesivos de lacres de segurança, os quais tirei um por um - e vir direto para o trabalho. Adivinhem o saldo?


10 horas de débito no meu ponto, em apenas UMA SEMANA!!!!

Se mantiver meu emprego no final deste mês, será de bom tamanho.

Quanto a cidade, bom…
Foda-se essa cidade e sua sina que me persegue. Vou encarar ela de frente e acabar com qualquer chance que ela tiver de me botar pra baixo.

***
Não, o dia ainda não acabou. Essa parte veio depois do que escrevi aí em cima!!!

Hora do almoço, lá vou eu correndo para consertar minha vid em hora e meia de descanso. Disse descanso? que nada, descaso. descaso do destino para com mim. hehehe
Cheguei no detran e descobri, a duras penas, que os documentos tinham ficado em VILA VELHA!!!
tive que voltar, pagar mais 3 pratas de pedágio e créu! Não adiantou nada a ida ao detran. perguntei se a via com o desconto no IPVA iria ser entregue ali na hora e me disseram: Ah, não sei de nada disso, não. Isso é com a Secretaria da Fazenda. Pega o telefone ali e liga lá pra eles.
Ui ui ui.
fui pra casa. Enfiei alguma coisa goela abaixo (e quando digo enfiei, eu realmente enfiei. Não lembro o que comi e ainda não se passaram nem uma hora desde que me alimentei).
Liguei para a SE.FAZ. e nada. Hora de almoço, uma secretária me disse. Bom, horas perdidas no ponto a mais agora não farão diferença alguma. Espero até depois das 14 e consigo falar com o cara da fazenda. O pior (algo ainda pode ser pior?!) o desconto é só para quem compra carros aqui no ES. O meu é do Rio.

Agora? Rezar é pouco. Acho que vou pedir para ser batizado, benzido, crismado e vou peregrinar até Belém, a cidade de Cristo, não a do açaí, para ver se tenho perdoado minhas dívidas com o Divino.

Nenhum comentário: