segunda-feira, julho 19, 2010

Ontem à noite fiquei lendo antes de dormir. um passo e tanto para quem, até o momento, ligava a televisão e se deixava cair sobre a cama.
Consegui também, nesse final de semana cheio de trabalho, ligar o videogame.
Passatempo, lazer, vida.
enfim, li, reli e fiquei pensando.
Dizem por aí - antigamente dizíamos pesquisas comprovam, mas hoje em dia pesquisa não comprova nada o que comprova é estar no youtube, nos trend topics, na capa da Globo.com - bom, dizem por aí que pensar é o grande mal do século. Então se você pensa e fica matutando, pirando na batatinha, podes crer, mais cedo ou mais tarde, vais cair de cama, tremendo de depressão e propenso ao alcoolismo.
Quanto a mim, tenho despersonalização, burn out e ataques de pânico. Normal?
não, mas quem o é?

enfim, pensando ontem, voltei para Cuiabá. Tenho voltado muitas vezes a Cuiabá em pensamento. Lembrei da minha casa, dos finais de semana, de alugar filmes e passar a noite assistindo séries, de ler antes de dormir, de ligar o ar quando estava quente demais, de colocar as minhas roupas pra lavar (e nunca mais tive camisas manchadas por agua sanitária). E cheguei a conclusão de que era, sim, feliz.

****

O livro que estou lendo foi emprestado pelo Marco aqui da campanha, disse que era necessário que eu lesse pelo menos algumas linhas. O título é Ioga e a Saúde.
E posso dizer que coisas interessantes já me tocaram nos dois primeiros capítulos.
A primeira delas e que faço questão de dividir com vocês é a nossa percepção de corpo, do EU. Digo isso porque em 99,999999999999% das vezes o EU é isso que todas as outras pessoas veem. Não o que somos. Somos, do corpo pra fora. Somos o que a pele nos diz, biblioteca de toques, de sensações. Não nos percebemos dentro, não somos internos. Vivemos no exterior, lidando com um mundo louco e estranho. E ele consegue nos fazer esquecer que no íntimo, somos células, água, elétrons, osso, massa muscular, tecidos, órgãos, cérebro e medula.

Não conseguimos controlar nosso corpo e muitas vezes nem temos noção do que é possível. We take it for granted.
Já parou para pensar nos seus ossos que doem? Já controlou mentalmente a batida do seu coração? ou o refluxo que estraga suas tardes?
Peraí gente. Isso também é você. Não é algo que está contra você, te maltratando, doendo para te encher o saco, te sacanear. Dói porque precisa te chamar a atenção, porque não é so de pensamento e de mente que vive o homem. não é só de exterior que o EU é feito.
Bom, parei e pensei nisso, pelo menos.Se vou mudar, se vou fazer algo melhor, não sei.
Mas é sempre bom pensar. Se bem que, pesquisas comprovam, pensar faz mal.
É depressão na certa.

2 comentários:

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

Ler é o que faço sempre antes de dormir. Nada de televisor ligado até apagar, até por ter optado por só ter um aparelho em casa - na sala.

Anônimo disse...

"pensar enlouquece, pense nisso".