E outra...
(estou colocando aqui porque realmente achei que tinha perdido todas elas!)
O carequinha de Ouro
Fim de Março. Toda a atenção do mundo está voltada para Hollywood.
Mais precisamente para o Oscar. Pela milésima vez tentaremos entender o que
se passa nas "cabeças" da Academia. Tá certo que, quem escolhe os melhores
são pessoas como nós (será mesmo?) e não deuses do Olimpo cinematográfico.
Mas o que acontece na hora de eleger os indicados? Por que a maioria das
pessoas envolvidas nesse processo sofre da "Síndrome da Ausência do
Pensamento Racional"?
Filmes elogiados pela crítica e amados pelo público, cheios de atuações
arrasadoras e emocionantes não recebem nem convite para participar da maior
"festa do cafona" do mundo. E aquele filminho meia-boca, quase como a água (inodora, incolor, insípida), acaba recebendo várias indicações.
Pausa para reflexão - Percebam como, nas prateleiras das locadoras, existem
centenas de filmes com chamadas do tipo "3 Indicações para o Oscar,
incluindo Melhor Som, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte". E antes que alguém venha me bater, eu reconheço a importância desses itens. Só que ser indicado nessas categorias não é um aval de qualidade para o filme. Ele pode até ser muito bonito, com um ótimo som(???), e ainda assim ser raso como uma poça de chuva.
Mas é assim mesmo e pronto. Acabou-se. Se quisermos ver filmes sendo
premiados, e não estratégias de marketing, temos que mudar de festival.
Cannes, Sundance, Veneza e Berlim ainda não se dobraram por inteiro ao mercado e têm um quê de novidade e ousadia em suas indicações e premiações.
E já que não podemos escolher quem vai ganhar (já pensou se o resultado
saísse de uma votação na internet?), temos é que engolir aqueles musicais
chatos e perder uma noite de sono restaurador para saber quem teve a melhor
campanha promocional. Quer dizer, quem foi o melhor filme. Só nos resta
torcer. Torcer para, na segunda-feira, a ressaca do Oscar não nos deixar com gosto de cabo de guarda-chuva na boca.
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