terça-feira, março 22, 2011

Ação entre amigos


Cinema é coisa de amigos. Algumas vezes de amigos que a grana da produção consegue unir, é verdade. Mas às vezes, a grana é curta e a vontade é muita. Então a saída é juntar os amigos de verdade para fazer o filme acontecer. Foi o que fizeram Matheus Souza e Mauro Lima.

Os dois diretores talvez só tenham isso em comum. Trilhando caminhos distintos, e em etapas diferentes da carreira, ambos tiraram ideias do papel com pouco custo e muito rapidamente. Matheus, ainda um estudante na época da filmagem, juntou os amigos da faculdade de cinema e se propôs a fazer algo diferente: um longa-metragem como exercício. Como sabia que o dinheiro era pouco, ou nenhum em alguns momentos, criou uma história que se passasse apenas dentro da faculdade. Claro que o fato do equipamento da faculdade também não podia sair de dentro do campus ajudou a formatar essa ideia. O que ele não esperava era que o filme acontecesse a ponto de ganhar prêmios importantes do Festival do Rio e escapar das amarras dos muros da faculdade.

Já com Mauro Lima, o consagrado diretor de Meu Nome não é Johnny, a história foi um pouco diferente. Às voltas com a produção do Bem Amado, foi chamado para marcar presença em uma importante reunião numa das locações do longa, uma casa. Ao chegar lá, ficou impressionado com a casa e logo depois se lembrou de um projeto engavetado há muito tempo. Com dinheiro quase zero conseguiu viabilizar a mesma locação, objetos de cena e até figurinos do Bem Amado. Ligou para antigos parceiros, como Selton Mello e Otávio Muller, que toparam na hora e começaram a levar mais parceiros para o filme. Em três semanas saiu a pré-produção, e em 17 dias todo o longa estava filmado.

Nos dois casos, trabalho pesado. Que só amigos mesmo encarariam junto com você.

3 comentários:

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

"Cinema é coisa de amigos."

E aqui no Brasil então...

Nussa...

Tão aí a Embrafilme, a isenção fiscal e a Produtora Globo pra não nos deixar mentir sozinhos.

Sorte pra vc, amigo.

Taylor disse...

poizé.
cinema pra pobre e cara sem contato, como eu, tem que ser só na amizade mesmo...

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

Vc tem nossos contatos, lembre-se. Não pra cinema, claro.