sexta-feira, março 25, 2011

Papo Sério

Para a maioria das atrizes, interpretar uma personagem prostituta é um grande desafio. Além, é claro, de ser um grande desejo, já que ela carrega uma intensa carga emotiva e dramática. Mas não são só atrizes e roteiristas que se rendem a elas. Documentaristas também.

Aí, o papo começa a ficar sério. Saindo do mundo da ficção, o tema começa a se tornar difícil, quase não tocado, um tabu. O submundo da prostituição muitas vezes se confunde com a exploração da mulher, com o uso de álcool, cigarro e outras drogas, e até com pedofilia. Foi o que Joel Zito Araújo encontrou ao pesquisar e filmar seu longa “Cinderela, Lobos e um Príncipe Encantado”.


Joel Zito Araújo

Já Gustavo Pizzi, autor do documentário “Pretérito Perfeito”, buscou na memória da cidade do Rio de Janeiro as histórias da famosa Casa Rosa. Fincada nas Laranjeiras, um dos bairros mais aristocráticos da cidade, o prostíbulo venceu o tempo e, mesmo desativado, ainda vive na memória de quem o freqüentava. E das meninas, hoje senhoras, que lá trabalharam.


Gustavo Pizzi

E por falar em senhora, Gabriela Leite e a Daspu - grife criada para angariar fundos para a luta pela regulamentação da profissão de prostituta – estão em destaque no documentário de um grupo de jovens diretores de São Paulo, “Daspu”.

Visões que não trazem o glamour que todos acham ter no mundo da noite, mas que trazem a discussão do tema, ao tratá-lo com o respeito e seriedade que merece, para a vida real.

Nenhum comentário: