domingo, agosto 22, 2010

começar a escrever sobre o filme "A Origem" (inception, no original) é difícil.
São tantos os pontos a tocar, tantas referências e diálogos com outros filmes, livros, autores, que fica realmente complicado decidir por onde começar.
Bom, começo falando que se você não viu o filme, pare de ler por aqui.
Se você viu, bem, vamos ao que interessa.


Leo deCaprio mostra ser um grande ator, em mais um papel perturbado. Ele está virando craque em personificar tais personagens, a exemplo de Brad Pitt que sempre busca os caras estranhos e, às vezes, feios, talvez para mostrar que é um bom ator e não só mais um rostinho bonito na grande tela. Mas voltemos ao Pepino deCaprio: boa atuação, reforçada ainda por um elenco de apoio competentíssimo.
e agora que já enrolamos muito para entrar onde realmente interessa, vamos dar esse "salto no escuro" (leap of faith, no original).

Sonhos. o que são os sonhos? nosso subconsciente mais consciente. uma outra realidade. ou o mundo em que vivemos?

Sim, porque se pararmos para analisar o filme, Cobb (o personagem do Leo) está atrás de seu grande sonho: rever o rosto de seus filhos.
E esse sonho só será possível acontecer na realidade. Ou seria mesmo essa realidade o mundo real ao qual estamos acostumados?

O grande salto no escuro do filme, é o espectador que dá, na última cena. O pião roda indefinidamente, como a bola acerta a rede de tênis em Match Point, numa cena definitiva e definidora. tela preta. "e então?" "sim, e daí?" ficam as perguntas. Fica a confusão na cabeça da plateia média, dos average joes com suas namoradas de borracha e suas fétidas sacolas de mcdonald's. Para a gente, bom, basta lembrar que não há sonho impossível no cinema. Ele é, por si só, um sonho.


poderia escrever mais, ligar cidade das sombras, matrix, a origem, mas isso todos farão em algum momento. canso. desisto.
e sigo para a cama.

2 comentários:

Anônimo disse...

e nem falei das drogas, que fazem vc ter uma outra realidade. tem gente que só vive à base de prozac e calmante. É a realidade delas, claro. Um sonho acordado. Enfim, tem coisa pra caramba pra falar...

taylor

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

Fala que te escuto.