terça-feira, janeiro 20, 2009

Lembrei o que ia escrever.
Ando lembrando as coisas com certa dificuldade estes dias
deve ser a dor na coluna que voltou com força total.

reuniões, projetos desengavetando, e eu...
bom, eu de partida.

****

o que lembrei:
ontem, 10 e meia da noite, fui alugar uns filmes.
a cidade estava DESERTA!!!!!!!!!!!

deu até medo. Mas antes fui atrás de uns livros para me preparar para o mestrado.
Não encontrei NENHUM!!!

como ando espalhando por aí:
Vitorinha (assim mesmo, no diminutivo), uma ilha cercada de marasmo por todos os lados.

8 comentários:

Kalunga disse...

como que uma capital de um Estado que se divulga como referência nacional em crescimento econômico pode ter bares e restaurantes fechados no verão??? Será mesmo que todo mundo daqui foi pra Guarapari?

Ou mesmo no dia-a-dia, fora da "alta temporada" (que aqui significa, na prática, "baixa" temporada) os bares da cidade numa sexta-feira ficam às moscas a partir de 1h30 da manhã? E em muitos casos nem um táxi você consegue pegar p/ ir pra casa depois das 2h da matina, porque os taxistas vão dormir?

E mesmo os poucos bares que julgamos serem "legais" perdem feio em termos de prestação de serviços se comparado a qualquer boteco de esquina de BH, RJ ou Sampa?

Estive em BH no natal e saí muito pouco por lá, tava chovendo muito, a Luna ainda muito pequena e tal... Mas saí sim uma noite. Fui a três bares totalmente diferentes entre si, todos lotados, serviço eficiente, preços que não eram baratos mas que também não eram abusivos (lembrando que os bares ficavam na Savassi - o equivalente à Praia do Canto em Vix - e no Belvedere - seria como um bar na Ilha do Frade ou num bairro cujo nível nem existe por aqui), ao contrário do que se paga por aqui.

Depois disso, me deu um desânimo muito grande de querer sair por aqui. De estar na melhor parte do rock, quando a cerva começa a bater e a conversa fica boa, e chega o garçon e faz aquela infame pergunta: "vocês vão querer algo da cozinha? porque vamos fechar em 10 minutos(...)". E praticamente te expulsam do bar por volta da 1h da matina, começam a lavar o chão, botar as cadeiras em cima das mesas.

continua...

Kalunga disse...

Daí você escreve que deu até medo de estar na rua 10 e meia da noite. O que provoca isso é muito ridículo! O capixaba bota na cabeça que está todo mundo em Guarapari e não sai de casa, sendo que a cidade está cheia sim! Ou então, numa sexta-feira qualquer, aquele dia da semana onde todo mundo que extravasar, e aí chove e ninguém sai de casa. Capixaba é de papel???

Daí você escrve que foi procurar os livros pro seu mestrado e não encontrou NENHUM!!! Daí que você pode medir o nível cultural de nosso povinho. O mesmo povinho que quando tem a oportunidade de ter, por ex, um festival musical de grande porte, ignora por completo o intercâmbio com cenas de fora e que poderiam ao menos nos dar um gostinho beeeeem esporádico de algo com mais qualidade (eu iria dizer "jogar uma luz" na "cena local", mas fiquei com medo de esta luz se transformar num raio de alguma praga divina caindo na minha cabeça por declamar tamanha blasfêmia...)

Daí que eu estou esculhambando tudo aqui e continuo morando aqui? Eu já vazei daqui uma vez, vivi o lado bom e o horrível de fazer isso. Hoje tenho minha vida ganha por aqui, estou com um excelente padrão de vida e próximo das pessoas que gosto. Estou feliz com tudo isso sim. Mas quando quero buscar algo externo, cultura, bom atendimento, bons produtos e serviços, boa diversão com boa música... nem me iludo!

Estar num bar qualquer (e bota qualquer nisso!) na companhia de meus amigos vale mais do que tentar insistir em tirar leite de pedra com as coisas daqui.

Por isso que me anima mais ir ao show do Radiohead no RJ pela balada que vou curtir com os amigos por lá do que somente pelo próprio show em si.

Provar o gostinho de vez em quando de algo que eu nunca vou experimentar parecido por aqui...

Taylor disse...

cara, só para constar.
fui ao Luca domingo almoçar com minha mãe. eu e ela, só!
a conta deu perto de noventa contos.

no rio, fui ao Belmonte com mariana, meu irmão e a esposa dele. a gente se esbaldou de chopp, pastéis de polvo, damasco com provolone, camarão, empadas de camarão com catupiry...enfim, praticamente um almoço. deu 100.

Entende?
aqui, o custo de vida já foi legal. era uma vantagem para a cidade.
Mas agora está batendo de frente com o custo do Rio. Sem as antigas vantagens como segurança e baixo custo de vida. E sem o que o Rio tem para oferecer em termos de cultura e oportunidades.

Eu?
volto pra lá no início de março.

Kalunga disse...

exato Taylor!

fui almoçar num restaurante em BH que era o mesmo estilo do Spetacollo aqui: comida brasileira tradional, farta, bem feita e o bar estilo botequim antigo. O Spetacollo tem um serviço até razoável e uma excelente comida, mas uma refeição a dois com entrada (um pastelzinho, nem falo de tira-gosto), bebida e o prato em si dá uns 100 contos.

Em BH deu 40% a menos...

Você vai pro RJ em março? ótimo! Mais um amigo p/ eu curtir o rock lá e agora eu tenho condiçõe$ de ir. Aqui o melhor rock é aquele motorhead na casa de alguém, quando nós mesmos fazemos o rock sem dependermos de atendimento, horários provincianos e povo idem.

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

Soh discordo de uma coisa: Vitoria nao esta batendo de frente com o custo do Rio, ou de Sampa, ou de BH - Vitoria ja superou faz pelo menos um ano o custo dessas capitais.

Em termos absolutos e proporcionais, a capital mais cara do Brasil - com a provavel excecao de Brasilia.

E a troco de que? Qual eh a oferta de servicos e lazer?

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

Sabem como apelidei Vitoria?

Universo em Desencanto.

Kalunga disse...

Eu não corroboro também com a opinião de que Vitória está com o custo de vida próximo das "grandes capitais". O que Lacaio falou é verdade, pois há alguns meses saiu um balanço que indicava sim que o custo de vida de Vitória só perdia p/ Brasília, proporcionalmente ao que existe na cidade. E isto foi amplamente noticiado por aqui.

Sim, pq em Sampa, por exemplo, vão ter restaurantes e boates onde você não vai gastar menos que 2 mil reais e pra cima! Mas este padrão inexiste aqui no ES para servir de comparação.

Outro dia, voltando de um trampo num evento e morrendo de fome, parei num barzinho considerado chiquezinho na Praia do Canto somente pelo fato de ser mais próximo de onde moro para poder comer algo e vazar logo. Comi um sanduba com carne, uma fatia de mussarela e tomate e só: 16 paus. Custo de vida alto pra um padrão de qualidade nos serviços tão medíocre...

Nas "grandes capitais" você pode até pagar caro, mas a contrapartida se justifica se você tiver bala na agulha pra poder bancar.

Culturalmente eu acho que nem pode servir de comparação, pq é de dar tristeza.

Taylor disse...

bom, por falar em cultura...
terei em duas semanas os seguintes shows para assistir:
Iron Maiden
Radiohead
Kraftwerk
Keane

e no dia 16 de maio ainda tem o Of Montreal.
: )

fui!