segunda-feira, dezembro 01, 2008

Da série "Aqui antes":

A cada ano que passa, fica mais difícil fechar uma lista dos melhores lançamentos fonográficos. Com a facilidade de gravação, mixagem e principalmente de distribuição, dezenas e dezenas de discos chegam aos nossos ouvidos por mês. Tudo a um clique, rápido como a internet. Assim se torna uma tarefa hercúlea ouvir tudo e dar a devida atenção a cada riff ou melodia criada. Mas sejamos sinceros, pouca coisa nova é criada. Muito do que se ouve por aí é repetição de fórmula e reciclagem de influências.

E é dentro deste cenário que vamos listar alguns dos melhores lançamentos de 2008. Muita coisa boa vai ficar de fora, mas listas são assim mesmo. Vamos a ela.

Grafton Primary – Eon
Faz tempo uma banda não toca tanto e tantas vezes seguidas em meu cd/mp3 player. Sintetizadores com batidas nervosas e o delicioso cheiro do mofo dos anos 80.

Beck - Modern Guilt
O bardo moderno cria um disco que lembra os velhos tempos de Mellow Gold. Tente não mexer o esqueleto em faixas como Gamma Ray.

Metallica - Death Magnetic
Depois de 15 anos, a boa e velha banda que aprendemos a amar em “Kill´em All”, “...And Justice for All” está de volta. Viva os reis do trash metal. Peso, melodia e muita, muita testosterona.

Kings of Leon - Only by the Night
O clã Followill mostra que está com tudo em cima. Mais um grande disco para a lista de grandes discos que eles andam aprontando.

Cut Copy – In Ghost Colours
Compre um cd e ganhe uma festa. É impossível destacar apenas uma faixa de um trabalho tão coeso.

The Raconteurs - Consolers Of The Lonely
Jack White se separa de sua baterista preferida, Meg White, para criar mais uma obra-prima. É incrível como ele consegue manter a qualidade acima da média em suas composições e criar uma identidade própria para cada um de seus projetos. Inclusive chamar o Raconteurs de projeto paralelo é diminuir a relevância dessa maravilha.

Foals - Antidotes
A melhor estréia do ano. O melhor primeiro disco do ano. O melhor show do ano.
Sim, eles são bons assim.

Kaiser Chiefs - Off With Their Heads
Os chefes voltam com um disco recheado de melodies grudentas. Pop pra quem quer pop. Rock pra quem quer rock.

Nenhum comentário: