quarta-feira, julho 13, 2011

Antes Aqui

Parem as máquinas. Pela primeira vez em todos os anos de vida da nossa querida Hype, é preciso escrever a resenha de um álbum que não existe. Bom, pelo menos não do jeito ao qual estamos acostumados. Deixe-me explicar: o Kaiser Chiefs, banda animada da Inglaterra, acaba de lançar 20 músicas em seu site. Tudo o que você precisa fazer é escutar alguns segundos liberados de cada música, escolher suas 10 faixas favoritas, na ordem que quiser, e fazer a arte da capa, dentro das opções de cor de fundo e ilustrações que são oferecidas. Pronto, você é quem faz o próximo disco do Kaiser Chiefs, The Future is Medieval.

É a inversão dos preceitos da indústria cultural, ainda que dentro dela. Você não tem mais a replicação ad eternum de um mesmo produto, mas sim a criação de milhares de propostas diferentes, surgidas de uma mesma matriz. Se o papo é interessante para teóricos da comunicação, para nós, meros mortais, o que valem são as notas e acordes, as letras e as canções. E, ainda bem, elas ainda estão por lá.

A máquina de hits que conhecemos no impecável primeiro disco, Employment, deu uma enferrujada. As canções estão mais duras, trazendo na bagagem uma tonelada de influências, tão distintas como Beach Boys e Stone Temple Pilots. Os destaques entre as 20 não ficam com mais de meia dúzia, entre elas Saying Something, Out of Focus, Man on Mars, My Place is Here e do single Little Shocks.

Mas na hora de propor uma nota para o álbum, ficamos perdidos, entre músicas soltas, como se a não necessidade de juntar as melhores em um disco físico tivesse deixado a banda solta demais, livre demais. Não é possível encontrar uma liga que una o trabalho em torno de um conceito, de uma ideia. Tudo se torna um emaranhado de tentativas jogadas na rede. Nessas horas, um pouco menos de liberdade e um pouco mais de direção não fariam mal.

Claro que depois de soltar a ideia na internet e nas principais manchetes de cadernos de cultura, a banda acabou por escolher suas próprias 10 faixas e capa. O disco físico, aquele que ainda vende, logo estará nas melhores casas do ramo).

Eu também fiz o meu, como você pode ver na imagem aí debaixo...

3 comentários:

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

Meu velho camarada, eu sou radicalmente contra isso. O que não espanta mais ninguém, pois ando radicalmente contra quase tudo. Muita banda tem paparicado demais o público, e essa é mais uma marquetagem da pesada. O público deve escolher apenas se gosta ou não do que é lançado, ou será que a banda transferir grande parte do risco pros fãs lhe desobriga da aposta? Imagino Picasso, na fase cubista, pedindo a uma platéia que monte seus próximos quadros.

Bicho, estamos perto do fim. E eu nem me importo. Thanks, Stipe.

Taylor disse...

é, bitcho. Nem sei se o disco é bom ou ruim. Nem sei se há o disco.
Bandas estão cada vez mais prostitutas. querem chamar a atenção, se não pela música, pelo que der...

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

E elas dão, dão como puta nova. E assim como o sexo fácil, isso acaba cansando.

Bons tempos em que vibrávamos com um pedacinho da coxa da menina. Hj, em todas as áreas, jogam uma buceta na tua cara e nem te perguntam se vc quer se servir.