terça-feira, abril 12, 2011

Cinema x propaganda x videoclipe

Se há uma verdade tola na área do audiovisual, é a de que alguns formatos são menores e menos importantes do que o cinema. Os filmes publicitários e os videoclipes, principalmente, entram nesse lugar comum. Mas se formos ver os nomes que filmam em ambos os formatos, como Michel Gondry, Spike Jonze e Mark Webb, só para citar alguns mundialmente conhecidos, vemos que a história é outra. E aqui no Brasil não é diferente.

Andrucha Waddington, Breno Silveira, Fernando Meirelles... Todos já passaram pelas peças publicitárias e videoclipes e ainda voltam a eles, vez ou outra. Isso, claro, sem abrir mão de suas carreiras no cinema. Estar no set é importante para buscar novas formas de linguagem e experimentar novos ângulos e ideias, ainda mais na indústria nacional, onde anos separam um projeto de longa do outro.

A qualidade, os diretores brasileiros são categóricos em afirmar, vai além de plataforma ou formato. O importante é buscar sempre fazer o melhor, o que aprendemos, e bem, já faz algum tempo.

Nenhum comentário: