quinta-feira, janeiro 14, 2010

Os campeonatos estão aí, virando a esquina e vou brincar de fazer previsões e comentar os times montados para a maratona dos estaduais.

Cariocão -
Campeonato sem sal pela frente.
Clubes iniciando a temporada ainda fora de forma, com jogadores não-registrados e muitos desfalques. Ou seja, só começa pra valer mesmo nas semifinais da taça guanabara. Boa dica pra um time pequeno se agigantar nesse começo e tentar o título. (vide américa e resende, recentemente).
O Botafogo contratou uma boa dupla de ataque, los hermanos, e vários nomes a serem descobertos (ou não). O time da dúvida. Os caras podem emplacar ou podem sumir.
Falta uma zaga mais forte e um meio campo mais rápido e driblador, tipo um zé roberto ou um maicossuel. Ao lado deles o Lucio Flavio rende melhor.

O Flamengo ainda não contratou um nome de peso. Trouxe o irmão do Carlos Alberto, um botineiro carga pesada. Mas tem um elenco entrosado e acima de tudo campeão. Como vai focar a libertadores, a ressaca do Brasileirão pode pesar no estadual. Mas é sua chance de conquistar o inédito tetra.

O Flu e seu time de guerreiros parece querer ccontinuar com o time do último terço do campeonato, mas que também foi o time do primeiro e do segundo terço. Qual deles vai jogar o carioca? essa é a grande questão. Tem o Fred, tem o Conca e tem o Cuca, exímio montador de times e ótimo contratador. Traz caras desconhecidas e os coloca no mercado nacional.

O Vasco contratou um time inteiro, porque pelo jeito viu que ganhar a segunda divisão é diferente de jogar um campeonato sério como a primeira. Apostou em bons nomes, que apareceram muito bem como Marcelo Careca e o Léo Gago. Ainda tem o Dodô e o Rafael Carioca, que podem trazer alegria ao time. Mas precisa se entrosar logo e os bons nomes do ano passado precisam mostrar futebol, agora num time com peso na camisa.

Pequenos - O América, com romário e bebeto à frente pode ser uma surpresa. O Duque de Caxias, que se manteve na segunda divisão pode render alguma coisa. O resto são apostas.

Sem pensar muito, coloco minhas fichas no Vasco da Gama pra ser campeão carioca de 2010.


Paulistão

Não sou um profundo conhecedor dos times paulistas, mas não tenho dúvidas em colocar o Corinthians como o time mais forte do Brasil. No papel, pelo menos é imbatível. E se Ronaldo e cia. jogarem como jogaram no primeiro semestre de 2009, vai ser difícil segurar o timão. Tcheco, Iarley e Roberto Carlos, sem dúvida, foram boas adições ao time que contava com Jorge Henrique, Ronaldo, Willian, Chicão, Elias...

O Palmeiras não assusta ninguém, mas tem o Muricy. Pena que treinador não entra em campo. Se perder Vagner Love, perde muita força no ataque. Mas manteve Cleiton Xavier e Diego Souxa, que podem dar um brilho num time fosco com Armeros e Figueroas da vida.

Santos. Uma grande interrogação. Perdeu sua referência no ataque, Kléber Pereira. E parece estar mais disposto a apostar na molecada de novo (Ganso e Neymar). Giovani voltou, mas e daí?

São Paulo. É o time que pode tirar o título do Corinthians. Mas contratando Léo Lima e André Luiz... Não que eles sejam ruins de bola, mas são ruins de cabeça. E Ricardo Gomes não tem muito o perfil de treinador xerifão. Poder perder a mão e o grupo com o andar da carruagem.

Pequenos - Sempre tem um time chato no paulistão. Ponte, Portuguesa, Bragantino, Guarani e Barueri podem fazer boas campanhas, ainda mais com a libertadores por aí. E um ou outro time do interior deve revelar algum bom jogador que provavelmente será contratado para jogar o Brasileirão por algum dos 4 grandes de SP. Abre o olho, fogão!

Mineiro e Gaúcho.
O Atlético-MG agora tem o Luxa como treinador. Será que sua estrela continuará em baixa? Pra mim, não tem como concorrer com o Cruzeiro de Kleber e Guerron. Mas o Cruzeiro precisa fortalecer seu meio-campo. Na criação deixar tudo nos pés do Gilberto pode ser uma temeridade.

Inter tem elenco forte e Thiago Humberto pode aparecer bem, ao lado de D'Alessandro e Guiñazu. Mas o ataque, só com Alecsandro fica difícil. Precisa de um atacante que saiba conduzir a bola, para que o jogador-referência possa brilhar mais. A libertadores também pode roubar o foco do inter. Já o Grêmio remontou o são paulo de uns dois, três anos atrás com Souza, Leandro, Borges e Hugo e pode dar um trabalho dando ao Inter na busca do tri.

Campeões: Cruzeiro, mas sem os tradicionais 5 a 0 no primeiro jogo da final, e Grêmio.

5 comentários:

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

Boas sacadas, mas só uma correção:

o time do Flu do último terço não tem nada a ver com os times do primeiro e segundo terço. Apenas o Conca foi titular nos 3/3.

De resto, é isso aí.

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

Vale lembrar que o Fred ficou 3 meses fora, e só participou de um pedaço do primeiro terço.

Palpites:

- Paulista: São Paulo. Porque, bem... Basta olhar os últimos 5 anos.

- Mineiro: Cruzeiro, claro. O Atlético Mineiro vai perder de novo o único campeonato que pode ganhar em 2010. Se eu estiver errado, o Maércio vai vibrar muito.

Gaúcho: Grêmio. Porque o Inter é um clubezinho safado que ganha alguma coisa de 30 em 30 anos.

Capixabão: Bairro de Lourdes Futebol Clube.

Anônimo disse...

é verdade, eu me lembrei disso.
Do Luiz Alberto, Ruy, Roni e cia. sendo barrados. E da contusão de Fred Slater.
Mas sacumé, do Flu pode se esperar tudo.
heheheh

taylor

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

É verdade, há clubes de que se pode esperar tudo - céu, inferno, glórias e tragédias.

De outros nada se pode esperar.

Assim é a vida, fella.

Mas vamos em frente que atrás vem gente.

Gil Pender - Livre como um táxi disse...

Já era, Paulim...

O time da cidade agora é o Central, que já conquistou a copa sul do ES.