Pelo jeito adoro queimar a língua. E não estou falando isso porque adoro tomar café e chá. Mas é que muitas vezes falo mal das coisas sem prestar a devida atenção. E muitas vezes sem prestar atenção nenhuma ou nem conhecer.
Para alivio geral da nação, estou falando unicamente de música. Bandas. Grupos musicais.
Falo mal dos velhinhos e os escuto descobrindo seu gosto, bem diferente do sabor embolorado que a idade nos faz presumir. E tem os novos também, que aparecem ser uma coisa e logo depois se transformam em outra. Foi assim com o Mars Volta, com o seu incompreensível primeiro disco. Até o momento em que entendi o danado e posso dizer, virei fá da banda. A ponto de ter quase todos os seus discos originais, comprados em loja e tudo mais.
Outra banda, na verdade a banda que me fez escrever estas linhas, é o Yeah Yeah Yeahs. No início do tempo de querer descobrir a maior banda de todos os tempos da última semana, buscava-se singles, músicas perdidas, às vezes as duas ÚNICAS composições de alguém para servir como base de comparação. Nessa leva YYYs entrou como uma revelação, com apenas um EP lançado e umas três ou quatro músicas gravadas. Bati pesado neles. Disse que só se pode ser grande com 4 ou 5 discos bem gravados, com estrada e história. Com evolução, com mudanças, com amadurecimento. Bom. Alguns anos se passaram. Algumas bandas de um single só viraram Strokes, Arctic Monkeys e a já citada YYYs. Outras sumiram. Muitas sumiram. A maioria sumiu.
Acontece que Karen O. parou de gritar tanto, e o som deles ficou muito, mas muito bom com o passar do tempo e dos discos. Bem menos urgentes, mas bem mais trabalhados. E com uma beleza singela, como numa história infantil daquelas melancólicas, contada com lágrimas nos olhos. Esse It’s Blitz! tem pérolas de uma beleza ímpar, como Little Shadow, Runaway e as animadas Dull Life e Dragon Queen.
Mas se você quiser tirar a prova dos nove, vai ouvindo o Fever to tell, o show your bones e depois o It’s Blitz!, em sequência, em seguida.
E assusta pensar o que pode vir no quarto disco deles. Taí uma banda que pode estar se tornando uma coisa grande!!
2 comentários:
Fala velhinho.
Passei para dar um alô e dizer que também resolvi fazer um blog. Tá meio no início, mas pode surgir algo que te agrade. Entra lá. tenoriogus.blogspot.com
Abraços!
Postar um comentário