quarta-feira, abril 25, 2007

sessão pré-conto

Batizado

O mar trouxe Seu Miguel, o patriarca da família no início do século passado. E de perto do mar ele nunca saiu. Talvez para poder passar os fins de tarde olhando para o horizonte, pensando no que sua vida poderia ter sido se não tivesse cruzado o oceano em busca de uma nova vida no país das oportunidades.
Seu filho, o primeiro brasileiro de nascimento na família, costumava acompanhar o pai nas andadas à beira-mar. Na verdade não entendia porque seu pai parecia tão distante durante as caminhadas. Mas adorava dividir esse momento com ele. O mistério do mar o fez seguir a vida perto da praia. Sempre ficou a pelo menos uma quadra do mar. Lá conheceu garotas e passou as tardes batendo bola na areia. De vez em quando a lembrança de seu pai o fazia olhar para o horizonte se perguntando o que haveria de tão extraordinário depois daquela linha no fim do mundo.
O filho cresceu, teve seus próprios filhos. Seus filhos o deram netos e uma neta. Hoje é seu primeiro dia na praia. Ana Tereza, de maiô de florzinha, sorri gostoso quando sente a areia fazer cócegas em seu pé.

Nenhum comentário: