sexta-feira, novembro 30, 2012

Antes Aqui

Mais um ano se encerra e 2012 já abre passagem para 2013. Rápido como a luz, trocamos páginas de agendas, calendários e folhinhas. E como fazemos há quase 10 anos, não poderíamos deixar de fazer uma rápida retrospectiva do que apareceu de melhor nesses últimos 12 meses.
Pausa para reconhecer um ano especial em matéria de música. Muitos discos bons apareceram e, faz tempo, não ouvia tanta música nacional feita com qualidade. Bem, é melhor deixar de papo e começar a quebrar a cabeça para separar o que de real marcou 2012.


Jack White – Blunderism
O primeiro grande álbum do ano. Mais uma presença de Mr. Jack White (ex-White Stripes) na lista de melhores. Íntegro e coeso, um belo começo de carreira solo.

Hot Chip – In Our Heads
Demorei até finalmente ouvir o novo do Hot Chip. E desde então não me canso de ouvi-lo uma vez mais, sempre que possível. Ponto altíssimo da carreira dos ingleses.

Hot Water Music – Exister
Um disco que deve ter feito todas as outras bandas de rock tremerem na base. Depois desse lançamento, com peso, melodia e refrões impecáveis alinhados do início ao fim, a altura do sarrafo de 2012 foi mandada para o alto.

Curumin – Arrocha
Outro nacional que cavou seu espaço nesta lista. Um disquinho gostoso que só, com levadas eletrônicas mudernosas, mas bem feitas, e em extrema harmonia com o que o artista se propõe.

Los Sebosos Postizos - Los Sebosos Postizos interpretam Jorge Ben Jor
A Nação Zumbi tem tanto talento que, mesmo sem alguns integrantes, fez um projeto entrar nos melhores álbuns de 2012. Dengue, Lucio Maia, Du Peixe e Pupilo tocam as músicas de Jorge Ben (Jor) com ainda mais suingue (como se isso fosse necessário).


Alt-J - An Awesome Wave
O grande vencedor do Prêmio Mercury deste ano foi, talvez, a melhor surpresa de 2012. Som macio, malandro e muito, muito bom.

Two Door Cinema Club – Beacon
O segundo disco do TDCC é complicado, difícil e estranho. Ou nada disso. Entre a crítica, ouve divergências, mas aqui, este foi um dos melhores do ano, com canções lindas como Handshake e Beacon.

Tame Impala – Lonerism
O ano parece ser mesmo das afirmações. O Tame Impala, depois de dominar o mundo com Innerspeaker, volta com o equilibrado Lonerism. Um pouco mais de psicodelia com ecos de Beatles. Nada mal.

DIIV – Oshin
A felicidade de ouvir este disco deve ser parecida com ouvir um dos clássicos do New Order, assim que foram lançados. Baixo marcado, levadas oitentistas e muitas músicas boas.


E 2012 parece ter sido também o ano das mulheres. Algumas delas lançaram belíssimos trabalhos e não custa anda ressaltar seus nomes por aqui. Então anote aí: Cat Power, Norah Jones, Fionna Apple, Grimes, Céu e Feist. Você não levará um fora dessas vozes, fique tranquilo.

Um comentário:

Anônimo disse...

I couldn't refrain from commenting. Exceptionally well written!
Feel free to visit my blog ... anabolic steroids