sexta-feira, março 05, 2010

Antes Aqui

Se você já viu um sobrinho ou primo nascer, a história é quase a mesma. Em um dia vocês estão brincando de carrinho ou jogando bola. No outro, ele já está andando de mãos dadas com a namoradinha. Admito que a analogia foi longe, mas é assim que se sente quem ouviu o primeiro trabalho do New Young Pony Club, Fantastic Playroom, e se depara com seu segundo disco: The Optimist. O primo cresceu e já está namorando firme. O NYPC volta mais maduro, sério, mantendo seu som misturando pop e eletrônico cada vez mais coeso e, diferente do trabalho anterior, até um pouco mais difícil. É como se a referência deixasse de ser o Foo Fighters e passasse a ser o Radiohead.



A festa ficou para trás. Na verdade, toda uma geração que apareceu sob os holofotes da New Rave teve que escolher entre crescer ou ser deixada para trás. Se os anos passam rápido demais para nós, míseros mortais, imagine para uma banda ou, pior ainda, para toda uma cena hypada. É preciso coragem para evoluir, largar a fórmula fácil e um tanto já repetida e investir algum tempo a mais no momento da composição.


Foi o que fez a diferença para o NYPC. A primeira faixa Lost A Girl, cheia de paradas e viradas repentinas, mostra bem o clima do disco. Cheio de climas que se sobrepõem, mudando constantemente o sentimento a gente, como a passagem da quase depressiva Stone para a dançante We Want To. Nas letras, outra mudança visível/audível. Seguramente mais trabalhadas, trazem versos como “Isso estava quebrado desde o começo/ as plantas estavam em branco /o arquiteto do amor não se lembra de nós”, que falam de amores perdidos e algumas vezes até destoam da levada mais alto-astral das melodias. Nada que tire o mérito, e bota mérito nisso, desse ótimo lançamento.


No geral, The Optimist é uma bela mostra de como um segundo disco pode servir para estabelecer um artista no mercado e abranger sua base de fãs. E, claro, uma bela obra pronta para ser apreciada por todos nós. Porque todos vocês sabem que, para o rock, pedra rolando não cria limo.

Um comentário:

Anônimo disse...

pensei que ia falar do bruno! ahaha
vi um foto dele no orkut e quase caí pra trás: ele já é um adulto!

oh, god...
eu já carreguei esse moleque na 'cacunda'... tô véia. ahahha

bj
luciana