sábado, dezembro 19, 2009

Holly shit!
Estou aqui no Paraguay, sozinho, sem carro, sem internet, sem telefone.
Pelo menos ainda tenho o Itunes funcionando com suas quase um milhão de horas de musica e energia elétrica. Coisa que anda dando umas rateadas por aqui.
Bom, os mosquitos desse lado do mundo (e se vc parar para pensar bem, é do mesmo lado do Brasil) já evoluíram. Aqui eles voam e caminham. SIM!!!
Os mosquitos pousam e começam a andar. Acho que assim chegam nas melhores veias dos chaquenhos. E são bem maiores do que os Aedes daí. Quem disse q a industria paraguaya de mosquitos não é bem desenvolvida?
Mas meu medo aqui não são os mosquitos. Nunca foram.
São os barbeiros. Calma, meu cabelo continua intacto, cortei antes de vir. O barbeiro que assusta aqui é o que passa o mal de chagas. Esse é foda, viu. Picou já era. Mesmo que o já era for daqui a uns vinte anos. É que não descobriram cura pro mal de chagas (xi, acho que falei o nome da doença em espanhol. É doença de chagas aí nas paragens tupiniquins). Acredita?
Se ainda fosse câncer ou AIDS... mas aqui no paraguay, no Brasil, enfim, na America do sul, ah... deixa morrer. Isso não chega mesmo no primeiro mundo.
Entãonces ficamos sem vacina. E se um desses te picar por aqui, aproveite como ninguém os últimos anos de sua vida...

Outra coisa bem interessante de quase um mês de paraguay é que vc começa a ver o país como um lugar comum, nada “exótico”. É como ir morar no Mato Grosso de novo.
Tem gente que mora lá e gosta. Tem gente que mora aqui e gosta. Eu morei lá e gostei. E gosto de ficar aqui.
Tem pulp de Pomelo, tem Baviera e tem as milanesas... meu deus, o que são os bifes a milanesa daqui?!
De verdade, deixa qualquer um daí no chão.
Mas voltando à linha de raciocínio.
Tive uma aluna em Cuiabá, a Carolyna, que morou no Paraguay um tempo da sua vida. Acho que fez o segundo grau todo aqui. Bom, num primeiro momento todo mundo pensa: nossa, que diferente!

Aí você vem pra cá, vê que ta cheio de brasileiro, cheio de fazendeiro enchendo a bunda de dinheiro, cheio de paraguay bonita, cheio de oportunidades e começa a pensar por que não?

Um país é só um traço feito por homens num mapa feito por homens. Se vc, de alguma forma, conseguir negar esse instinto racional e se tornar o animal homo sapiens (é, se lembra que ainda estamos dentro do reino animal, junto com TODOS os outros mamíferos, até mesmo os morcegos?), vai sair por aí caminhando até encontrar um lugar que mais te deixe feliz. Ou não parar nunca. Os Ayoreo daqui não param nunca. Pra que, se tem (tinham) todo o chaco pra eles? De qualquer forma, acho bem menos estranho alguém ter feito o segundo grau no paraguay. Estranho mesmo é alguém pagar pra ir passar um ano de estudos nos Estados Unidos, voltar e ter que estudar esse ano inteiro de novo.
Mas tem gosto pra tudo, né?

Nenhum comentário: