quarta-feira, outubro 13, 2010

Antes aqui






A história está cheia de momentos em que apostar em mais do mesmo é o caminho mais seguro para o sucesso. O Soundgarden que o diga. Depois do fim da banda, alguns meses antes do que seria seu primeiro show no Brasil, cada integrante seguiu um caminho. O mais conhecido deles, o vocalista Chris Cornell, lançou um disco solo e depois formou o Audioslave, com os músicos do também recém-finado Rage Against The Machine. No entanto, nem o poder das notas dos ex-RATM nem o alcance vocal de Cornell pareceram afinados um com o outro. E o que é pior, deixando os fãs, órfãos de ambas, com gostinho de quero mais.

O tempo, ah, o tempo. O Audioslave hoje é passado. O Rage está de volta com sua formação original e fez um show histórico no festival SWU. O Soundgarden também se reuniu e voltou à ativa, depois de um longo hiato, lançando sua primeira coletânea, com algumas músicas inéditas. Assim matam a saudade dos fãs com criações nunca dantes ouvidas, e, ao mesmo tempo, fazem um belo apanhado do trabalho de anos de estrada, para uma nova geração que apenas ouviu falar do movimento grunge e no barulho criado por Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Cia.

As primeiras faixas do disco lembram os primeiros eps, de uma banda ainda em busca de sua identidade. Dessa fase, destaque para a música Fopp. Logo depois, o disco que fez o Soundgarden explodir, Badmotorfinger é destrinchado. Várias faixas mostram o que de melhor a banda fez, em um dos discos mais emblemáticos do grunge do início dos anos 90. Outshined, Jesus Christ Pose e Rusty Cage fazem parte desse momento. Do álbum Superunknown vem a balada Black Hole Sun e Burden in My Hand. Sim, mais do mesmo. Mas é tamanha a qualidade que você até se pergunta se não vale a pena dar essa chance para eles.

E a resposta vem no mesmo disco, com as inéditas que evocam a década passada. Mesmo não sendo músicas novas, mas sobras das sessões de gravação, as composições mostram que o que é bom sempre será bom, como comprovamos em Black Rain, o single do lançamento. Se antes a espera era para saber se a banda ainda voltaria a se reunir, agora ficamos na expectativa de um novo disco cheio de inéditas. E que venha logo, porque os fãs já não aguentam mais esperar.

Nenhum comentário: