quinta-feira, maio 15, 2008

cena 1 - sala de aula. int. noite
O professor ministra sua aula voltado para os alunos.A sala está bem cheia. Dois alunos, Carlos e Marcelo, sentam ao lado de uma menina, Ana, na última fileira de carteiras, e não prestam muita atenção. Na verdade, para eles é como se o professor estivesse calado ou falasse sem soltar nenhum tipo de som.Ana está com uma caneta na boca e os dois meninos ficam abismados, com toda a sua atenção voltada para o jeito sexy de Ana deixar a ponta de sua caneta BIC na boca.Em um movimento rápido, os dois alunos se olham e percebem quem ambos olham para a aluna. Eles se desafiam com olhares.Nesse momento, Ana tira a caneta da boca para escrever algo, mas ela escapa de sua mão.Lentamente, os dois alunos acompanham a queda da caneta. Ainda sentado, Carlos tenta pegar a caneta em um movimento brusco e se joga para a frente.Marcelo acompanha o movimento, como se tivesse sido derrotado pela iniciativa do rival. Ana também se espanta com o movimento. O Professor se cala e presta atenção em Carlos.A caneta se choca com o chão. Logo em seguida vem Carlos, que cai no chão, ainda sentado na cadeira, sem pegar a caneta. Toda a sala se vira para trás, para ver o que acaba de acontecer.Marcelo olha para sua mesa e pega sua própria caneta.Ele a oferece para Ana, que a aceita, abrindo um leve sorriso.Marcelo retribui o sorriso. Depois se volta para Carlos no chão e balança negativamente a cabeça.
Fim
(essa pequena cena aqui criada foi meu primeiro roteiro a sair do papel. Com algumas alterações, claro. Mas saiu. E eu ainda tive o prazer de atuar.)

***
Ando me preparando para, quem sabe, assumir um papel mais importante nessa vida. Lutar por algo que pareça valher a pena,defender quem precise ser defendido. Talvez tenham sido os dias pela estrada, talvez as fotos de índios penduradas pela parede,talvez aquela festa na OPAN. Enfim, ando vendo filmes cada vez mais politizados e eles estão cada vez maisfazendo minha cabeça. esses dias vi "Mato Eles?" do Sergio Bianchi, "Serras da Desordem" do Andrea Tonacci e "Cabra Marcado para Morrer", do Eduardo Coutinho.Minha vontade é de pegar uma câmera e ir para a Serra da Raposa, filmar aquilo tudo. Hoje é lá que as coisas estão acontecendo.
***
Outra coisa que faz minha cabeça dia após dia é o tal do death cab for cutie.caralho de banda boa chata que nao pára de me encantar. A cada música, nova ou repetida, a cada audição deum antigo disco, encontro um pedacinho aqui ou ali de uma melodia que não tinha prestado muita atenção...e assim vou ouvindo e reouvindo tudo, sem precisar de discos novos. de outras bandas, claro.

Nenhum comentário: