terça-feira, julho 10, 2007

discos discos discos

aqui estou a par das novidades mas o mais longe possível de comprar cds e discos de boas bandas a preços acessíveis. Fico no slsk ou no rapidshare pegando as novidades e sorrindo, mesmo sem os encartes.
destaque para novo do Super Furry Animals, ainda crescendo, o genial QOTSA, além do 120 days (que é do ano passado) e do belíssimo retorno do kula shaker, sobre o qual escrevi para a revista.

Incrusiveu, como vocês sabem, tudo o que escrevo lá vocês lêem primeiro aqui

Eu mereço respeito, clama o pop faz algum tempo. Artistas descerebrados e suas músicas descartáveis viraram sinônimos do maior dos estilos musicais. As melodias fáceis deram lugar às melodias óbvias, os refrões pegajosos às babas repetidas a perder de vista. É no meio desse deserto que Crispian Mills, tal qual um Rei Arthur, ressurge para trazer a salvação. Para os mais novos, ou desconhecedores de tal nome, Mills era a cabeça por trás do Kula Shaker, banda inglesa, com toques hindus inspirados em George Harrison, que apareceu como um foguete, e teve seu disco de estréia “K” entre os melhores e mais tocados em meados dos anos 90. A debandada aconteceu no final da década e desde então, ele vinha tocado sua outra banda o Jeevas. Até agora.

Por uma dessas coisas inexplicáveis do destino, o Kula Shaker está de volta com Strangefolk, um disco de inéditas. E tratando o pop com o devido respeito. Na verdade, fazia tempo que ele não era tratado com tanto respeito.

O quarteto abre mão de sua temática pop indiana e, viajando pelos quatro cantos do rock, faz um dos melhores discos de retorno que já se viu. Pérolas que passam por Beatles, Dylan, blues, Oasis, Suede, Supergrass, mas sem nunca perder a identidade própria. Sem dar espaços para respirar, as faixas vêm uma após a outra, marcantes como um cheiro forte de incenso. Second Sight relembra muito bem o porquê do sucesso deles. Die for love e Great Dictator vêm em seguida. No bolo dá até para se lembrar da participação de Mills no Fat of the Land, do Prodigy, já que Song Of Love é a versão rock de Narayan. Belíssima por sinal. É impossível não pensar em Beatles com Fool that I am e Ol' Jack Tar, Doors com Dr. Kitt ou ainda em Dylan com Hurricane Season. O fechamento com Super CB Operator só comprova, pela décima terceira vez no álbum, o acerto da reunião do Kula Shaker. O pop agora pode ir dormir tranqüilo.

Nenhum comentário: